Websites

Scroll para baixo
Aproveita para nos conhecer

Acreditas que não precisas
de criar um Site ?

Visto que as redes sociais têm a possibilidade de permitir criares a tua página empresarial sem custos e as pessoas já estão nas mesmas, por isso pensas que é mais saudável concentrar todas as forças lá.

Mas isso está longe de ser verdadeiro. Os sites institucionais ainda são muito importantes para as empresas ou para qualquer pessoa que queira apresentar o seu negócio.

Criar um Site Institucional é uma das peças fundamentais para o sucesso da tua empresa. Como já dizia Bill Gates: “num futuro breve, empresas farão negócios na internet ou não farão negócio algum” . Esta citação hoje é mais do que verdadeira e já estamos a viver esta realidade, com esta pandemia avançamos a passos largos para uma globalização e troca de parcerias via internet de uma forma incrível. não é mais futuro mas sim a realidade de hoje.

Por causa da criação tardia do seu negócio online muitas empresas estão a sofrer muito nestes tempos de pandemia.

Vamos te dar as principais vantagens de teres um site institucional:

Comecemos por saber…

O que é um site institucional?

Um site institucional é uma página online, dinâmica (ou estática) que tem o objetivo de divulgar as informações de uma empresa, além dos seus serviços, produtos e filosofia. Esse tipo de site deve ser intuitivo, informativo e ter uma linguagem de fácil compreensão para o teu público.
As pessoas pesquisam os sites institucionais para conseguirem informações como telefone, endereço, e-mail e descobrirem os produtos e serviços que esse negócio oferece e como usá-los.
Muitos sites institucionais também possuem um blog com conteúdos relacionados aos produtos e serviços. O objetivo é atrair novos consumidores e ganhar autoridade na marca.

Outra ferramenta importante de alguns sites institucionais são lojas online, em que é possível vender o produto online. Além disso, um site pode ser usado para divulgar promoções, ações sociais da empresa e muito mais.
Por isso, deves encarar um site institucional como uma ferramenta que entrega uma estratégia de marketing digital. Isso significa que ele deve ser estrategicamente construído para gerar novas vendas e novos negócios, conseguiste entender o que é um site institucional?
Qualquer coisa podes falar conosco e responderemos a todos.

Entende mais sobre a importância de
CRIAR SITE INSTITUCIONAL

Percebeste qual o objetivo de um site? Isso mesmo deixar o teu negócio mais visível e com mais chances de aumentar a tua faturação, falaremos um pouco mais sobre isso adiante.

Qual a importância de um site institucional?

Um site institucional é um cartão de visitas. Pensa que 67% da população portuguesa, acima dos 10 anos, está conectada. Por isso, quando alguém quer descobrir informações sobre algo, uma das primeiras coisas que a pessoa faz é pesquisar no Google.

Já paraste para imaginar que se um potencial cliente está à procura de um serviço ou produto que tu tens e não apareces porque não tens ainda um site, quer dizer que estás a perder dinheiro? O consumidor vai fechar o negócio com a tua concorrência. Afinal os utilizadores não vão saber sobre o teu negócio se não o encontrarem. Portanto, a criação de um site institucional é o mínimo para qualquer empresa que queira se destacar. Prova disso, é que, atualmente, praticamente todas as vendas têm influência da internet. Como? Imagina que alguém precisa de um determinado produto, o que é que ela faz imediatamente? Pega no telemóvel e vai pesquisar. A partir daí é fácil encontrar variações do produto, principais lojas e marcas e muito mais. No final, mesmo que o consumidor compre numa loja física, a internet teve influência na decisão de compra. Sem contar que, hoje, a comodidade de pesquisar e comprar pela internet está a conquistar cada vez mais a população.

Qual o objetivo de um site?

Agora que já descobrimos o que é um site institucional, vamos nos aprofundar um pouco mais. Afinal, muitos empresários ainda não entendem qual o objetivo de um site.
Essa ferramenta é importante desde a construção da identidade digital de um negócio “Branding” até gerar o sucesso nas vendas. Se tu ainda tens dúvidas, conhece agora os 7 principais motivos para criar um site institucional.

1. Reconhecimento de marca

Com a popularidade dos dispositivos móveis, as pessoas passam mais tempo a pesquisar online sobre empresas, produtos e serviços. Se uma empresa não está online é praticamente impossível que ela construa uma forte identidade na mente do consumidor, por um custo baixo.

Por isso, criar um site institucional é fundamental para fortalecer a sua marca e se mostrar relevante dentro do segmento em que atua. Quando o utilizador visita o teu site ela passa a conhecer mais sobre a tua empresa, equipa, missão, produtos, serviços e formas de contato.

2. Mostrar autoridade no assunto

Quando um cliente procura sobre determinado produto ou serviço na internet e ele encontra a tua empresa, isso, acima de tudo, passa credibilidade. Ainda mais, se tu tiveres um site atualizado, com conteúdos explicativos sobre o assunto e boa identidade visual.

Entretanto, se a tua empresa não criar um site institucional, o teu cliente encontrará a página da concorrência. Sendo assim, as empresas que ainda não entenderam a importância de um site, acabam ficando para trás e não mostram a expertise na área de negócio.

3. Elucidar informações importantes

Um site é uma ferramenta importante para passar informações aos teus clientes. Para começar, o site é o melhor lugar para que os clientes possam acessar informações confiáveis e atualizadas sobre a tua empresa, como horário de funcionamento e formas de contato.

Quando falamos sobre horário de funcionamento e localização não te esqueças do Google Meus Negócios, é uma ótima opção em conjunto com websites institucionais.
Além do mais, é por meio dele que tu contas a história da tua organização, apresentarás os teus casos de sucesso, avaliações positivas, entre outros dados fundamentais para mostrar o valor da tua marca. Tudo isso será importante para deixar o consumidor mais satisfeito.

4. Atração de novos clientes

O marketing digital é uma das estratégias mais eficientes (se não, a melhor) para conquistar novos consumidores, além de ser mais acessível do que as mídias tradicionais, como a TV. Mas, para dar início às estratégias de marketing digital é preciso criar um site institucional.

A grande vantagem de um site é que ele te possibilita direcionar estratégias para as pessoas certas na hora certa. Afinal, o teu site vai aparecer para os potenciais clientes (leads) quando eles pesquisarem por termos relacionados ao teu produto ou serviço.

5. Fecho de negócios

Não há dúvidas de que a criação de sites institucionais, assim como, a aplicabilidade das estratégias de marketing digital corretas, aumentarão as tuas vendas. Primeiramente, porque o teu site terá maior visibilidade no ambiente online e ficará disponível 24/7/7h por dia.

Assim, mais potenciais clientes encontrarão a tua empresa. Além do mais, ao criar site institucional tu podes registar os dados dos clientes por meio de uma landing page e desenvolver campanhas de e-mail marketing. Outra possibilidade é investir em anúncios patrocinados. Tudo isso colabora para aumentar a carteira de clientes.

6. Melhor relacionamento com o consumidor

Outro papel importante dos websites institucionais é melhorar o relacionamento com o teu cliente. Primeiramente, porque o teu cliente encontra informações atualizadas em relação a tua empresa, o que evita confusões.

Além disso, ele pode tirar dúvidas, solucionar problemas, dar feedbacks e muito mais. Para isso, tu podes disponibilizar no site um campo de “perguntas frequentes”, criar uma área de autoatendimento, disponibilizar um chat online ou um formulário de contato. Tudo isso será importante para melhorar o relacionamento com o teu cliente e ainda captar novos contatos.

7. Mensuração de resultados

Numa campanha de panfletos, por exemplo, é praticamente impossível mensurar resultados, não é mesmo? Além disso, esse tipo de estratégia é pouco eficiente, ainda mais se comparada ao marketing digital.

Com um site tu podes ter total controle sobre o número de pessoas que acederam ao teu domínio. Além disso, com o Google Analytics também sabes informações valiosas e podes conhecer mais sobre o teu público, por exemplo, género, qual a localização, idade, interesses e muito mais.

Posso substituir um site institucional pelas redes sociais?

Não! Um site institucional é o primeiro canal de pesquisa dos consumidores, as redes sociais ficam em segundo lugar. Além disso, nem todos os teus clientes possuem perfis nas mídias sociais, mas a grande maioria pesquisa na internet.
Por isso, deixar toda a tua estratégia de divulgação somente nas redes é algo arriscado. Mesmo que as redes sociais ofereçam recursos para divulgar, a tua empresa precisa sim de um site institucional. Ele é o teu cartão de visitas

As redes sociais são ferramentas que devem ser usadas como um canal de comunicação alternativo direto com a tua empresa. Além, é claro, de compartilhar insights, dados e conteúdos que envolvem o universo do teu negócio.
É por meio do desenvolvimento de site institucional que tu irás garantir presença digital e contato com o teu público. Além disso, ao aplicar as estratégias corretas, o teu site se tornará uma importante ferramenta de atração de novos clientes.

Quais páginas que um site institucional deve ter?

Afinal, o que deve ter um site empresarial? Essa é uma pergunta que sempre surge e é bem complexa. Isso porque, a escolha das páginas que serão necessárias depende do teu negócio, do teu estilo, do teu objetivo, além é claro, da persona da tua empresa.
Mas, algumas páginas são essenciais na hora do desenvolvimento de site institucional. Falamos aqui das principais.

Quem somos:

A página “sobre nós” deve convencer o leitor sobre o valor da tua empresa. Conta sobre o teu empreendimento, tua equipe, escreve qual é a história do teu negócio, porque ele existe, e adiciona em que fazes a diferença, como por exemplo o excelente atendimento, certificações e experiências.
Descreve qual é a tua missão, visão e valores, e se for possível, faz um vídeo institucional bem elaborado. Por fim, coloca fotos da tua empresa e da tua equipe, isso é importante para humanizar o seu negócio.

Produtos e serviços:

A página que descreve qual é a solução da tua empresa deve ser bem elaborada. Afinal, todos os que acederem ao teu site querem conhecer mais os teus produtos e serviços. Portanto, investe tempo e recursos para elucidar sobre as características do que tu vendes e porque devem ser adquiridos.
Além do mais, mostra quais são as dores que a tua empresa é capaz de resolver. Também podes incluir quais os clientes que podes servir (ou já tens), mostrar feedbacks positivos e fazer um CTA para a página de contato ou para a sua loja online.

Fale conosco:

É importante que, quando um cliente aceder ao seu site, ele não precise de se esforçar para falar com contigo. Por isso, investe numa boa página de “fale conosco” e oferece um formulário de contato simples de ser preenchido, sem perguntas complexas ou invasivas, como CPF.
Na página de “fale conosco” deixa também outros meios de contato disponíveis, além do formulário. Por exemplo, e-mail, telefone e WhatsApp. Na hora de adicionar tais informações de contato, evita colocá-las como imagem, prefira digitar, por três motivos:
#1 - Porque fica mais difícil fazer alterações no futuro.
#2 - Os sistemas de pesquisa não indexam uma imagem.
#3 - Fica mais fácil para o utilizador copiar e salvar o teu contato.
Também peça ao programador para utilizar tags que facilitem o envio de e-mail (mailto:) e as chamadas telefônicas (tel:), isso facilitará que o cliente entre em contato com a tua empresa.
Por fim, podes também disponibilizar outros meios de contato como chat online, seja com atendimento humano ou robotizado. Outra boa dica é colocar nessa página um mapa do Google Maps mostrando como chegar a tua empresa.

Blog:

Atualmente, o marketing de conteúdo é uma das principais vertentes do marketing digital. Ele é uma estratégia extremamente eficiente para conquistar reconhecimento de marca, assim como, novos clientes. Para começar a desempenhar tal prática é preciso criar um blog no teu site.
O blog será importante para oferecer conteúdo de autoridade para os teus leitores e mostrar que a tua empresa entende bem sobre o assunto com o qual trabalha. Além disso, o Google vê com bons olhos esse tipo de estratégia, melhorando o posicionamento do teu site no Google.
Aprende como criar blog.

Caso de sucesso:

Na hora do desenvolvimento de um site institucional, uma das principais metas deve ser mostrar para os potenciais clientes no que és bom. Para isso, apresenta casos de sucesso, ou seja, pessoas que foram impactadas positivamente pela tua empresa.
Conversa com os clientes nos quais construíste uma boa relação e pede para que eles façam um testemunho ou que participem de um vídeo contando sobre a experiência com a tua empresa. Isso contribuirá para a credibilidade do teu negócio.

Como criar um site institucional otimizado?

Sabes o que todas as empresas de sucesso têm em comum? Elas possuem uma presença digital, começando pelo site institucional. Mas, isso é só o primeiro passo. Para conquistar autoridade online é preciso investir em estratégias de marketing digital.

Isso porque a otimização do site institucional ajuda a levar a tua empresa para as primeiras páginas dos mecanismos de buscas. Mas, esse é um trabalho que exige tempo e paciência. A boa notícia é que quanto tudo estiver alinhado, os resultados vão surgir e eles serão incríveis!
Para começar, separamos algumas dicas importantes para otimizar o teu site. Preparado?! Então acompanha as estratégias para impulsionar o teu site institucional.

1. Ofereça boa navegabilidade

A maioria dos sites institucionais tem no topo ou no cabeçalho o logo e o menu de navegação. O topo do site é uma área que chamamos “área nobre’’ por ser muito visível. Por isso é indicado colocar neste menu as páginas mais relevantes para o teu negócio, como “soluções” e “fale conosco”.
Assim como o topo, o rodapé também é uma excelente forma de linkar para outras páginas do teu site. Além disso, adiciona links para as redes sociais da sua empresa (como Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube). Informações como endereço físico, telefones e e-mail para contato também podem ficar no rodapé.
Não te esqueças de ter algum aplicativo de mensagem, o WhatsApp é uma ótima opção.

2. Conteúdo relevante

É fundamental ter um conteúdo de qualidade e de alta relevância.
Os mecanismos de busca “leem” apenas textos escritos e não vídeos e imagens. Esses mecanismos se baseiam em palavras-chave e na densidade do conteúdo, na categoria da mensagem descrita, nos links entre conteúdos e mais outras 200 variáveis.
O Google faz uma análise de cada conteúdo e define a sua relevância para o utilizador. Dessa forma, é sempre indicado que tenhas um conteúdo de alta qualidade e relevância para tua persona. Para isso, utiliza palavras-chave que possam ser melhor aproveitadas pelo Google e a busca possa se tornar referência entre seus utilizadores.
Não te esqueças de deixar o conteúdo sempre atualizado, isso fará muita diferença.

3. Design simples e completo

Não precisas mais do que um minuto para formar uma primeira impressão sobre algo ou alguém. Porém, é difícil conseguires livrar-te de um primeiro julgamento errado, por isso, a importância de te apresentares da forma correta logo na entrada do site com um branding cuidado.
Dessa forma, cada elemento usado para criar site institucional deve ter um objetivo. Caso contrário, é melhor evitar para que não ocorra uma poluição visual. Pensa com cuidado em qual o objetivo de um site, no conteúdo, imagens e estruturas.
As pessoas podem sentir o desejo de voltar outras vezes ou de ir embora do teu site o mais rápido possível. Uma boa dica é oferecer além do básico, não te limites a informações básicas. Portanto, cria um site institucional verdadeiramente profissional. Afinal, aquela história de “melhor feito do que perfeito’’ não se encaixa na hora de criar um site institucional profissional, ok?

4. Priorize um site institucional rápido e responsivo

A velocidade no carregamento e responsividade é uma dupla fundamental para que teus utilizadores tenham uma boa experiência no teu site institucional. Portanto, é muito importante caprichar no visual para atrair os utilizadores, mas não carregues demais as páginas para não influenciar na velocidade de carregamento do teu site.
Já a responsividade está relacionada a maneira que o teu site vai abrir no notebook, computador, tablet ou Telemóvel, ou seja, em qualquer dispositivo que o teu utilizador acessar. Pode parecer algo simples, mas um site que se adapta a todos os écrans vai transmitir confiança e uma incrível experiência de navegação para todos.
Pensa sempre nos teus utilizadores e como o desenvolvimento do site institucional poderá influenciar as vendas online! Além disso, cada vez mais pessoas pesquisam utilizando o telemóvel, portanto, é preciso estar preparado para receber esses visitantes no teu site.

5. Acompanhe os resultados

No final das contas, além de ganhar espaço na Internet é necessário medir e acompanhar algumas métricas e avaliar o ROI (Retorno do Investimento) do projeto.
Alguns números e métricas podes verificar no Google Analytics ou em outras ferramentas na Internet. Algumas métricas fundamentais são:
Taxa de rejeição Duração média da sessão (segundos)
Páginas por sessão % novas sessões
Número de visitas únicas diárias e por mês
Número de pageviews
Palavras-chave
Visitantes novos e visitantes antigos
Horários que o teu site institucional é mais acedido
Páginas mais acedidas

6. Ao criar site institucional sempre passe credibilidade

Um site institucional é o espaço promocional do teu negócio. Criar um site institucional tem como objetivo aumentar a visibilidade e credibilidade, além de agir como uma ferramenta para construir valor para a tua empresa.
É importante entender que os sites institucionais são agentes indispensáveis para que marcas, empresas e estabelecimentos ganhem visibilidade online.
Esses sites são formados por diversas páginas e conteúdos que contam sobre a história da empresa, explicam produtos/serviços, meios de contato e muito mais. Podes incluir tudo aquilo que for relevante para os utilizadores.
Muitos utilizadores encontram a tua empresa durante uma pesquisa. Eles entram no site para conhecer mais sobre o teu negócio, obter informações como endereço e telefone, conhecer (ou comprar) teus produtos/serviços ou até mesmo acompanhar as tuas publicações no blog.
Todas essas informações vão trazer mais credibilidade para o teu negócio, por isso o conteúdo deve ser bem planeado e elaborado.

7. Usa fatores de rankeamento nas páginas

Os fatores de rankeamento são essenciais para que os mecanismos de pesquisa façam a ligação entre o teu site e os termos pesquisados pelos utilizadores. Para te ajudar a entender como funciona, separamos aqui alguns fatores de rankeamento importantes. Vê só:
-Título

O título da página (o title) identifica a frase que aparecerá na página de resultados dos mecanismos de busca ou nas abas dos navegadores.
Descreve de forma simples e precisa o que será abordado na página, para cada página do teu site faz um título único, não coloque telefone, frases ou slogan.
Dica: As primeiras palavras têm mais relevância e o tamanho máximo recomendado são 63 caracteres.
-Meta descrição ou meta description

A meta descrição não influencia diretamente no ranqueamento, mas ajuda na experiência do utilizador, pois ele resume o conteúdo abordado na página. Tenha uma boa descrição para atrair os utilizadores.
Dica: Faz frases reais de conteúdo e que chamem a atenção dos utilizadores, utiliza no máximo 160 caracteres.
-Nomes das imagens

O Google vê as imagens do teu site por meio de um atributo chamado “Alt de imagens”. Por isso, usa esse campo para descrever a imagem e, se possível, usa a palavra-chave do teu texto.
Dica: Caso fales sobre um carro, por exemplo, não coloque o nome do arquivo da imagem como “img.jpg” e sim “mercedes-c200.jpg”.
-Nome da URL:

Quanto mais amigável for o nome da URL, melhor. Para isso, evita números, use a palavra-chave do teu texto na URL, procure fazer com a URL seja facilmente interpretada pelo leitor, basicamente, ela deve fazer sentido.
Por exemplo, se o título do teu texto é “dicas de marketing digital” um bom exemplo de URL seria:
“www.meusite.com/dicas-de-marketing-digital” (esse é um nome amigável).
-Subtítulos ou Headings:

Serve para organizar o conteúdo das páginas do teu site institucional. Os subtítulos são usados para dizer aos robôs o que tem mais prioridade dentro do texto. Isso porque, os subtítulos podem ter a variação de H1 até H6.
De forma geral, usamos o H1 apenas para o título do que irás abordar. Depois basta organizar os demais subtítulos. Entende mais sobre como usar os subtítulos corretamente no link.
Muita coisa, não achas? Aqui no blog vais encontrar conteúdos sobre praticamente todos esses assuntos, então se tiveres qualquer dúvida, basta aceder a esses conteúdos.
Ah! É importante lembrar que alcançar as primeiras posições do Google é um processo lento. Por isso, caso queiras algo imediato deves optar por anunciar no Google (através de anúncios patrocinados do teu site fica em evidência nos motores de busca pelo período contratado).
Mas, juntamente com os anúncios, é importante dar início às estratégias de otimização SEO.

Elementos que não podem faltar ao criar site institucional

As principais características de um site institucional, este é o tema de agora, acompanhe!
Além de ser uma apresentação virtual sobre a empresa, os sites institucionais ajudam a criar uma boa reputação da tua imagem e a vender os teus produtos. Mas, para que possas atingir os teus objetivos, teu site precisa ser visto e chegar até o teu público-alvo.
Como vimos, não basta apenas criá-lo e deixar que as coisas aconteçam, é preciso um trabalho de marketing digital, principalmente focado em links patrocinados e na otimização de sites, para que as pessoas interessadas consigam encontrá-lo.
Por isso, para te ajudar na hora de criar um site institucional, separamos aqui o que não pode faltar, além do que falamos acima! Acompanha.

1. Ótimo design

É claro que criar site institucional com um bom layout de site vai ser relativo. Tudo vai depender do ponto de vista do teu público-final e também das tendências que estão “bombando na web”.
Consegues ver a diferença de um design criado por um profissional que sabe o que está fazendo e um layout desenvolvido por uma pessoa leiga. Neste momento, não adianta querer economizar, afinal, o site será o cartão de visitas da tua marca.
Não estamos a dizer que um modelo pronto ou que tenhas feito na hora segundo “achismo” não vá funcionar, mas fica a saber que o site institucional construído a partir de uma estratégia de comunicação será mais atraente e vai converter mais.

2. Navegação inteligente

Qual é o objetivo de um site? Principalmente, levar informações aos seus potenciais clientes, de forma rápida e prática, certo? Por isso, a velocidade de navegação de um site vai influenciar a maneira como os utilizadores interagem com o conteúdo e a sua permanência na página.
Quanto mais intuitivo, mais as pessoas começam a consumir as informações e entender o que o teu negócio faz. Caso contrário, elas vão passar tão rápido para outro site quanto um piscar de olhos. Saiba tudo sobre a experiência do utilizador!

3. CTAs

“Chamada para a ação”, as Call to Actions, vão te ajudar a mandar os utilizadores que visitarem teu site institucional para os lugares certos.
Basta determinarmos qual a ação que tu queres que eles executem em uma página (pode ser baixar um e-book, preencher um formulário, fazer a inscrição na newsletter, compra de serviço, entre outros exemplos) e esperar a resposta do público.
A primeira CTA não deu certo? Faz testes até que os resultados comecem a aparecer.

Gostas-te de saber o que é um site institucional, qual o objetivo de um site institucional e como criar site institucional?

Então acompanha-nos nas redes sociais e verifica muitos conteúdos exclusivos: estamos no Instagram ou no YouTube.
Agora se ficaste com alguma dúvida sobre o desenvolvimento de site institucional, conta conosco, a mais de 15 anos no mercado a desenvolver as melhores soluções e os melhores resultados para os nossos clientes ao mais alto nível.

Diz-nos a tua ideia
Nós damos-te a solução.

Serviço personalizado para os projetos mais "fora da caixa" e inovadores.